Conecte-se conosco

Justiça

Idoso é condenado por matar a esposa durante aula de catequese no interior do RS

Publicado

em

César Luís Velho, de 60 anos, foi condenado a 30 anos e nove meses de prisão pelo assassinato da esposa, Elaine Maria Tretto, em agosto de 2017, em Estância Velha, no Vale do Sinos. O julgamento foi concluído na noite de quinta-feira, 24, na 1ª Vara Judicial da Comarca de Estância Velha, e Velho foi sentenciado por homicídio qualificado, constrangimento ilegal e posse irregular de arma de fogo. Conforme determinação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ele deverá cumprir a pena em regime fechado.

De acordo com o Ministério Público, o crime ocorreu dentro de uma igreja, onde Elaine, que era catequista, ministrava uma aula. Velho teria entrado no local vestido com capacete e roupas pretas, amordaçando e amarrando outras três mulheres e uma criança antes de assassinar a esposa por asfixia.

A defesa do condenado criticou a condução do julgamento, alegando que a tese de defesa não foi devidamente apresentada aos jurados devido a uma “decisão ilegal e arbitrária” do juiz.

Velho foi preso em 2022, no Amazonas, após ser reconhecido ao tentar emitir documentos com identidade falsa. Segundo a Polícia Civil amazonense, ele foi detido ao apresentar o documento falso no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), onde tentava obter a primeira via do RG. A investigação confirmou que havia um mandado de prisão em aberto por homicídio no Rio Grande do Sul.

Relembre o caso
Elaine Maria Tretto foi atacada enquanto dava aula de catequese em uma paróquia de Estância Velha. Segundo testemunhas e a perícia, o agressor entrou no salão paroquial com capacete e roupas escuras. Elaine foi encontrada com mãos e pés amarrados e sinais de asfixia por enforcamento, conforme os laudos técnicos.
Fontes: TJRS e GZH.
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da Semana